Sinceramente… sinto falta do Tableless como era antes.

Eu já critiquei muito os caras, já xinguei, já apoiei, já dei opinião, já aprendi, já discordei… enfim. A verdade é que meus primeiros passos no webstandards foram ali com eles, na época em que eles ainda eram o avatar-mor do standardismo no Brasil.

Mas o que aconteceu? A vida aconteceu, eu acho… todo mundo tem suas contas pra pagar, suas coisas pra fazer, seus compromissos. Infelizmente às vezes um blog deve ficar em segundo plano. Eles possuem a Visie, que é o ganha-pão dos caras (imagino) e acho que é difícil ser imparcial quando se tem um negócio de risco desses.

Eles recebem muitas críticas sobre os posts nos blogs que, ultimamente, fazem muita propaganda da empresa deles. Não os culpo, mas a verdade é que os usuários não estão ali para isso… muitos entram ali todo dia pelo mesmo motivo que eu: porque se acostumaram e respeitam os administradores. Mas não acho que para um novato nos standards ou mesmo um experiente que ache o site pela primeira vez vá se interessar de cara pelo conteúdo… talvez olhando os arquivos mais a fundo…

Quais são as opções a partir daí? Minha singela opinião é de que eles reformulem o site deles e chamem outros evangelistas para ajudar no “trabalho sujo”. Isso ia possibilitar inclusive uma monetização menos agressiva do blog.

Aposto que muitos desenvolvedores, designers, entusiastas e estudantes brasileiros do standards e de outras práticas da web atual se interessariam em auxiliá-los nessa empreitada… pensem nisso.

Só dou a minha opinião porque realmente me importo e o Tableless que eu lia era um referencial para mim e meus colegas, o que hoje já muda um pouco. Se eu não me importasse, nem me incomodaria em pensar em uma solução. Só espero realmente que vocês consigam superar essa fase ruim e passar adiante, para voltar a judar os desenvolvedores de nosso Brasil baronil :p

