Depois do ataque à Kathy Sierra que foi notícia em muitos blogs no mundo todo e até mesmo em jornais brasileiros, a comunidade blogopherística (essa foi boa) decidiu tentar fazer de 30 de Março o “Stop Cyberbullying Day”, que poderia ser “Dia de Combate ao Cyberbullying”…. Concordo plenamente com a iniciativa.

Apesar de no Brasil o cyberbullying ser muito mais light (sigam o link da Kathy no início do artigo para ver como eles pegam pesado), ainda acho que deve ser parado. O maior problema, na minha opinião e na de Seth Godin, são usuários anônimos com liberdade de comentar…. isso dá abertura para que qualquer um se passe por quem bem entender…

Eu já xinguei, já provoquei, já discordei e etc, em outros blogs… mas faço questão de me identificar, já que expresso minha opinião, às vezes ácida, com sinceridade e transparência e, caso queiram responder, estamos aí….

Então una-se a nós nessa iniciativa… 30 de Março – Stop Cyberbullying Day ou Dia de Combate ao Cyberbullying.

Agora alguns de vocês podem estar perdidos… o que diabos é esse Cyberbullying. Bom, essa vai pra categoria de posts cyber-antropológicos…

O bullying é um comportamento moderno presente principalmente em crianças e adolescentes, mas que muitas vezes se extende a pessoas “adultas”. Seria o fato de importunar uma pessoa ou um grupo de pessoa de forma a prejudicá-las em público, tanto socialmente e psicológicamente quanto fisicamente.

Quem já viu um filme de colégio americano, com certeza já viu o bullying… ou vai dizer que não lembra daquela típica cena de alguém enfiando a cabeça de um nerd na privada?

Pois bem… o termo cyberbullying, realmente não sei quem inventou, mas a primeira vez que vi foi no Digital Web Magazine. Seria a mesma essência, porém na internet. Pessoas humilham anonimamente em seus sites, outras pessoas de quem eles não gostam…

As causas podem ser muitas.. desde inveja até frustração sexual… mas como dizia um amigo meu “isso aí é falta de tomar uns tapas na bunda quando era criança”.

Torço para que um dia o cyberbullying seja freado… enquanto isso, apoiamos as iniciativas tomadas.

Quer participar? bota um trackback pra cá, pra que todos possam saber dos detalhes da campanha…. e espalhe pra outros blogueiros, lógico… quanto mais gente for a favor da iniciativa e fizer sua parte, mais fácil vai ser chegar ao final disso.

Mais sobre o assunto

Anúncios