Editado em: 25/07/2007 – 09:27
Recebi hoje pelo Orkut um vídeo da banda SR40 que fez uma homenagem às vítimas do acidente. Para quem ficou chocado com a tragédia, pode espalhar o vídeo para que as pessoas possam ver essa belíssima homenagem
clique aqui para ver o vídeo

Lula decreta luto oficial de três dias

Deputado federal do PSDB estava no vôo da TAM

TAM divulga segunda nota sobre acidente

Tipo de avião que pegou fogo foi o mesmo que reinaugurou a pista de Congonhas

Acidente da TAM pode ter sido o mais grave da aviação brasileira

Pista em que ocorreu acidente passou por reforma há 18 dias

Piloto tentou arremeter nave, diz funcionário da TAM

Lula recebe telefonema de solidariedade de Kirchner

Avião da TAM cai ao tentar pousar e causa incêndio em Congonhas

Meus sinceros pêsames a todos os parentes e amigos das vítimas deste trágico acidente. Infelizmente, sou obrigado a utilizar este exemplo para falar sobre a imprensa brasileira.

Todas essas notícias são de um mesmo site, de uma mesma redação, de uma mesma equipe de repórteres. E aí vem a pergunta: seu dever é noticiar ou caçar manchetes? Veja como eles se aproveitam de uma tragédia, com quase duas centenas de vítimas para criar uma centena de manchetes. Isso é mesmo necessário? Pior que isso foi assistir ontem ao Jornal da Globo (aquele, depois do Casseta & Planeta) e ver o âncora falando com total frieza: “Vejam o momento em que esta senhora ficou sabendo que era o voô de seu filho”, mostrando a imagem da mulher desesperada no saguão do aeroporto. A pergunta que fica: será que falta humanidade para a imprensa?

Será que não seria mais profissional noticiar os fatos, condensar as informações e mostrar aos telespectadores o que realmente importa? Não, eles querem impressionar, querem mostrar que eles conseguem as imagens mais chocantes, sem pensar em quem está em casa. Eu sinceramente, se tivesse algum parente, amigo ou conhecido nesse voô e visse uma notícia bem grande na TV “imagens de um CADÁVER CARBONIZADO sendo resgatado do prédio da TAM…” ficaria tremendamente chocado e indignado. Pior que isso é ver José Serra falando com calma e frieza: “Pois é, falei com o chefe dos bombeiros e ele falou que dentro do avião a temperatura deve ter chego a 1000ºc” PORRA SERRA!!! Sinceramente, o filho de 13 anos de uma das vítimas realmente não precisava de uma informação dessas, não nessas horas.

Noticiar… aí está uma palavra muito confundida hoje em dia. Para saber do que eu to falando, você deve ler a entrevista do grande Ricardo Kotscho feita por Guilherme Azevedo, do site Jornalirismo. Entrevista esta entitulada: “O jornalismo perdeu o contato com a realidade. Aí você vai entender uma parte da minha indignação. Se você for um ser humano, vai entender a outra parte.

Pra finalizar, muitos podem estar preocupados se havia algum amigo ou familiar distante no voô (porque certamente os próximos já foram avisados), por isso há aqui a lista oficial das vítimas do trágico acidente.

TAM divulga nomes dos passageiros do vôo 3054

Anúncios