Bookmark and Share

Não, você não está ficando lelé. O título pode parecer insano, mas a verdade é que estamos prestes a mudar nossas vidas para sempre.

Claro que uma evolução tecnológica, seja qual for, leva tempo para ser considerada uma mudança generalizada no dia-a-dia da população. Mesmo assim o novo produto anunciado pela Intel promete mudar ao menos nossa visão em relação a transmissão de energia.

demonstração da tecnologia de transmissão de energia sem fio da Intel
demonstração da tecnologia de transmissão de energia sem fio da Intel

 

Intel Wireless Electricity, ou Eletricidade Sem Fio da Intel, é o nome dado ao sistema que permitiu ao CEO Justin Rattner acender uma lâmpada de 60 Watt sem utilizar um único fio.

Nessas horas a maioria de vocês fica se perguntando como isso funciona, mas não é tão complicado ou místico quanto parece. Na verdade a energia é transmitida através do ar até a fonte receptora. “Bom, mas e o cara não vai levar um choque andando pela própria casa?”.

A questão é que o corpo humano não conduz todo tipo de energia, apesar de conduzir a elétrica. O que os caras fizeram foi utilizar apenas a energia magnética da fonte e transmiti-la para a lâmpada. Como o corpo humano e objetos comuns de nossas vidas não são afetados pela energia eletro-magnética, a mesma é absorvida apenas pelo receptor.

Com isso será possível realizar coisas antes impossíveis, como recarregar seu celular sem ligá-lo na tomada, ou eliminar os fios presentes em seu computador. Assim como hoje podemos utilizar internet sem fio em alguns locais públicos que oferecem acesso, um dia poderemos também economizar as baterias de laptops, celulares, pda’s.

Ainda veremos mais sobre isso, pois tudo o que temos até agora é uma demonstração da empresa, mas com certeza me intriga pensar no que o futuro nos reserva.

A notícia veio do site Project Web Design.

Mais sobre o assunto pode ser visto em:
Intel Wireless Power Transmission – Science Fiction in the News

Blog Intel: Wireless Power & “Sensitive” Robots: videos from IDF

Anúncios