Ufa, título longo, mas por um bom motivo. Não tinha como explicar em menos palavras sem ser um pouco confuso (e sem imitar o artigo que fiz para a tecSOFTVelocidade Importa).

Bem, este título explica muito sobre o que vou falar aqui hoje, mas além de lhe explicar porque a velocidade de seu web site de repente se tornou fator chave para ele ser achado, vou também dar umas dicas de como melhorar a velocidade de seu site. 😉

Começando pelo princípio, como eu disse nesse outro artigo da tecSOFT, a Google adicionou um novo sinal em seu algoritmo de pesquisa, fazendo com que sites que são carregados mais rápidos tornem-se mais relevantes para as pesquisas.

Você deve pensar que talvez isso não faça muita diferença, mas pense bem, pois antigamente pensavam o mesmo sobre fazer um site acessível, mas quando se tornou uma grande vantagem competitiva ter um site em webstandards que os robôs da Google pudessem ler corretamente, muita gente começou a fazer e se deu bem. Quem ficou para trás, com seu site em tabelas e visual atrasado, além de acessibilidade zero ficou isolado nas últimas páginas de pesquisa, perdendo um bom público.

Essa mudança no código nos traz a possibilidade de fazer algumas mudanças que vão nos beneficiar como donos de site (teremos mais visitas) e irão beneficiar nossos visitantes (carregarão as páginas mais rapidamente). Aqueles que não souberem disso e não mudarem os seus sites, pelo menos para melhorar um pouquinho a performance, podem acabar morrendo na praia.

Imagine o cenário: você é dono de uma padaria no centro da cidade, o seu site pode até não ser tão relevante para você, que o fez há três anos atrás e não mexeu mais. Mas as pessoas procuram no Google por endereços e telefones dos estabelecimentos e acham você, querendo saber onde fica através do Google Maps, querem comparar preços ou até comprar o seu pãozinho online (quem me dera as padarias se tocassem do potencial que tem). Enfim, deu pra entender né? Então, e agora você tem aquele site em tabela, carregadasso de imagens pra tudo quanto é lado, animação em flash, fonte importada, assim por diante… Já o cara da padaria da outra esquina, fez um site bem clean em web standards, com o html limpinho, o css bem feito, ambos com tamanhos irrisórios. Antes não fazia muita diferença isso, ia importar mais o conteúdo do que realmente o desempenho do site.

A partir de agora, o site de maior desempenho será mais relevante para a Google e, portanto, para os usuários também. Claro que não será o fator principal que define quem aparece primeiro, mas numa época em que todos têm acesso a técnicas de SEO, os web designers estão antenados e a maioria (pelo menos os bons) sabem fazer isso de letra, escolher aquele web designer que faz um site mais leve, ou que saiba comprimir os arquivos corretamente, que escreva o css mais enxuto ou o html mais semântico, será uma grande vantagem competitiva a médio prazo.

Bom, mas chega de falar sobre o problema, nós aqui na tecSOFT gostamos de dar a solução (que é mais fácil né)

Maneiras de Melhorar a Performance (Velocidade) de Seu Site

1- Page Speed – um addon para Firefox/Firebug que avalia a velocidade das páginas e dá algumas sugestões de como melhorar a performance de seu site;

2 – YSlow – Ferramenta gratuita do Yahoo! que faz sugestões de como melhorar a velocidade de seu site;

3- Google Webmaster Tools – Na opção “Labs > Site Performance” você encontra dicas úteis, um medidor das velocidades médias de seu site de acordo com as médias estatísticas dos usuários de seu site ao redor do mundo.

4- Google Blog – este é um post sobre performance de site utilizando o Webmaster Tools, recomendo dar uma olhada também.

5- Google Code (Speed) – Aqui você encontrará muitos recursos, programas, addons, plugins para lhe ajudar a medir e melhorar a velocidade de seu site.

Não seja passado para trás, ao contratar serviços de SEO e Web Design pergunte para seu contratado que tipo de ferramenta ele usa para melhorar a performance de seu site e mantenha-se sempre informado sobre esse tipo de detalhe aqui no Cybercultura e ETC ou no site da tecSOFT 😉

Uma boa semana a todos

Anúncios