Mão escrevendo orçamento
uma simplificação do método de abordagem ao cliente é sempre bem vinda.

Hoje pela manhã recebi a atualização mensal do site A List Apart e, como sempre, eles trazem mais um artigo muito útil para a vida do profissional da web. Para quem trabalha como freelancer nessa área, seja como designer ou programador, as dicas dadas no artigo “A Modest Proposal” são, mais do que úteis, essenciais. Principalmente se você tem pouca experiência no ramo. Mesmo para os mais experientes, uma simplificação do método de abordagem ao cliente para orçar projetos e apresentar propostas é sempre bem vinda.

Mas as dicas não valem só para os freelancers, muitas vezes os responsáveis por apresentar propostas não são aqueles que irão realizá-las, principalmente em empresas com uma estrutura de venda separada do núcleo de desenvolvimento. Já passei por muitas situações onde a falta de informações entre essas duas equipes causou constrangimento e confusão perante o cliente. Por isso, é importante que você tenha em mente os aspectos colocados nesse artigo, seja você um vendedor ou um desenvolvedor, para que trabalhem juntos na melhor maneira de apresentar as propostas e realizar as promessas vendidas.

O autor, Nathan Peretic, aborda vários tópicos importantes nesse processo, desde o cálculo dos custos de produção, até os métodos de avaliação dos desejos do cliente, traduzindo isso para um orçamento simples e conciso, que reflita as vontades do cliente e as capacidades de sua equipe de produção. Além disso, ele também apresenta diversos links importantes e interessantes. Recomendo a leitura.

Clique aqui e leia o artigo “A Modest Proposal” no site A List Apart.

Anúncios